INTRODUÇÃO


Toda vez que trocar os discos e pastilhas de freio, e também as lonas e tambores, é essencial fazer um outro procedimento: o pré-assentamento. Fique por dentro de tudo que você precisa fazer antes de entregar o veículo para o cliente.


O pré-assentamento aumenta a área de contato entre o disco e a pastilha. Assim, você reduz a probabilidade de aparecerem ruídos ou de empenar o disco e o tambor por superaquecimento. Além disso, o pré-assentamento protege as pastilhas e a lona do efeito fading que causa espelhamento ou azulamento.


Para realizar o procedimento, acelere o veículo até cerca de 80 km/h, depois pise no freio levemente reduzindo a velocidade até 20km/h ou 30km/h. Depois, volte a acelerar até a velocidade inicial de 80 km/h.


A aceleração deve ser mantida durante 30 segundos que é o tempo necessário para que os componentes resfriem. Repita o procedimento entre 10 e 15 vezes para garantir que nenhum problema apareça.


É importante que as temperaturas nessas frenagens iniciais sejam as mais baixas possíveis, pois a área de contato entre o disco e a pastilha ainda é muito pequena. Lembrando que a eficiência total do freio, ou seja, 100% da área assentada, só acontecerá depois de 300 km rodados.